O azeite vem da azeitona

10984036_1609673389252072_1716212693524141597_n

Lembrei de quando comi azeitona pela primeira vez na vida. não faço a menor ideia de quantos anos tinha, posso dizer que eram poucos (e, portanto, posso dizer, faz bastante tempo!). adorei o gosto, me regalei, e até hoje é das coisas que mais gosto.

Quem me apresentou às azeitonas (meu pai ou meu tio, talvez), percebeu meu regozijo e aproveitou para acrescentar na conversa de que era daquilo que era feito o azeite.

Olhei para a azeitona, olhei para a informação. O adulto percebeu minha pequena confusão e insistiu que era verdade, era daquilo que realmente era feito o bendito azeite, mas sentiu que eu continuava não acreditando nele. Desistiu e continuamos comendo azeitonas.

Não sei se foi daqui que já trazia em mim uma pontinha da minha posterior (e cada vez maior) desconfiança nos adultos e em sua pretensa sabedoria (e, extrapolando, na pretensa sabedoria de qualquer tipo de autoridade). O que sei é que naquela tarde, fiz questão de não me render ao fato que me foi colocado e que não afetou meu conhecimento ou prazer sensorial tão intenso.

E também havia um certo detalhe (que senti plenamente no momento, mas que só pude racionalizar, obviamente, tempos depois ) : o de não querer dar o braço a torcer, de não admitir de que não sabia de coisa tão óbvia, tão natural, do azeite vir da azeitona, oras. Portanto, mantive minha cara desconfiada, me calei e continuei comento e apreciando as azeitonas do meu prato.

Mesmo porque, naquela época, naquele instante, eu nem sabia o que era azeite.

 

Explore posts in the same categories: Crônica

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

