Votação em Tiririca, Maluf, Feliciano, e Alckmin, demonstra o quanto os paulistanos são coerentes

tiririca2222

Pois então, assim como muitos, também fiquei espantando, aturdido até, quando fomos informados do páreo dos deputados com maior intenção de voto em São Paulo: em primeiro lugar, Tiririca. Em seguida vem Celso Russomano, Paulo Maluf, Baleia Rossi, e Marco Feliciano.

Surpreso? Não exatamente. É mais como um gosto amargo do que sabíamos estar podre e, mesmo assim, temos esperança de que a podridão não fosse tanta, tão mal cheirosa, tão encardida. Mas, no final, sim, está tão podre quanto temíamos.

Um comentário em um post alheio me fez pensar (peço desculpas ao comentarista, não guardei o nome) de que uma coisa que, na verdade, não se pode culpar os paulistanos é que não sejam coerentes. E ele tem toda razão.

Os que vão votar em Feliciano, Paulo Maluf, Tiririca, são os mesmos que aplaudem a repressão às manifestações de rua, são os mesmos que chama de vagabundos os sem-tetos que foram enxotados para a rua de prédios que ficarão vazios para especulação, são os mesmos que apoiaram a ação da Polícia Militar em Pinheirinho e não vê realmente grandes problemas na mortandade de jovens negros e pede, quase com desespero, que a idade para penalidade criminal seja diminuída (e, ao mesmo tempo, não se indigna que um criminoso internacional reconhecido pela Interpol e que não pode por os pés fora do país concorra e possa ganhar novamente um cargo político). São os mesmos que não se importam com ataques a homossexuais, e acreditam que incriminar pessoas por racismo é um exagero.

Não só isso. São também os mesmos que sofrem exatamente todas essas ignominias e segue impávido, como se nada disso fosse com ele. Sofrem com a repressão, com a violência, com o descalabro dos transportes, com o racismo, da mesmíssima forma que todos os outros. Vai morrer de sede como todos os outros. Mas é paulistano. Isso acontece com os outros, não consigo, não com seus familiares. “Aquele bicha merecia morrer, mesmo; eu não tenho filho gay”, e se tiver “a igreja pode curar”. “A falta de água é porque não tá chovendo”, “é porque o povo joga lixo na rua”. Os corruptos são sempre os outros. Os racistas são sempre os outros.

O modo como uma população pode assistir o colapso de um sistema de fornecimento de uma das maiores cidades do planeta e, mesmo assim, vai eleger exatamente o responsável por isso acontecer (“A falta de água é porque não tá chovendo”) é uma das incógnitas maiores do universo e não tenho a menor pretensão de realmente entendê-la. Há várias respostas sendo oferecidas, e quem souber a resposta ganha um copo de água. Ou de lodo, a preferir.

Sadomasoquistas? Proto-fascistas? Ignorantes? Um pouco de tudo e tudo ao mesmo tempo.

Seja o que for, não se diga que não são coerentes. São.

ps. uma nota especial em relação ao Tiririca:

Não tenho exatamente grandes críticas a ele , não. E também achei um absurdo a forma vergonhosa, preconceituosa, de tentarem lhe negar o direito de concorrer. Sempre tive certeza absoluta que ele, como político, seria exatamente como foi: presença constante no trabalho (acredito que seja o político com menos falta de todo o país), embora irrelevante como força política. Anódino. O meu post foi sobre os eleitores. Quem o coloca como primeiro das intenções de voto não se diferencia ideologicamente em nada dos que também votam nos outros quatro colocados e no Alckimin para governador. Sua eleição (e, pelo visto, sua reeleição) nunca foi um voto de protesto; evidenciou muito mais o vazio (psicológico, social, político) dessa direita reacionária paulistana niilista que, quando é ‘séria’, ‘assumida’, vota nos malufs, felicianos e etc.

 

Explore posts in the same categories: Crônica

Tags: , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s