Pelo menos desta vez, negros não foram presos, mortos ou desaparecidos por terem tido a ‘ousadia’ de comprarem um tênis

1623647_10152701600379759_727213847963234396_n (1)

 

Imagem emocionante. Resultado de uma história horrorosa. Tanto mais horrível quanto comum, cotidiana, corriqueira. Não corriqueira foi a reação:
Pai está comprando tênis com seus dois filhos. São enquadrados por policiais militares que receberam, segundo dizem, uma denúncia de roubo. O pai se revolta, contesta, protege os filhos com os braços, o policiais militares avançam com o conhecido modo ‘gentil e delicado’ de tratar cidadãos que são ‘suspeitos’ a priori por serem negros, ameaçam prendê-lo por desacato. Forma-se uma multidão ao redor que rapidamente compreende o que está acontecendo e se revolta, apoiando os cidadãos e esculachando os policiais.

A imagem mostra o momento (separado por mim do vídeo postado pelo Nicolas Faria (http://on.fb.me/1A1npQQ, espalhado pelo facebook) em que o pai brande no ar o recibo da compra dos tênis. Observem o momento de triunfo, de desafogo. Observem os policiais tensos, assustados até (inclusive, um deles está com a mão na arma, preparado para … o que? atirar na multidão?). E a multidão (que não é pequena, conforme se vê no vídeo) grita ‘Preconceito!’ ‘Preconceito!’

E se não houvesse testemunhas? E se não fosse pelo apoio da multidão? E se os celulares não estivessem gravando a cena? E se não tivessem entregue ao pai o recibo da compra dos tênis naquele exato momento? Como bem disse Ana Maria Gonçalves em seu perfil no facebook: “É bem provável que os três seriam apenas estatísticas, vítimas de mais um auto de resistência, se a abordagem tivesse sido feita sem testemunhas.”

A imagem me é emocionante. É triste, revoltante. Mas, pelo menos desta vez, três cidadãos brasileiros não foram presos, mortos ou desaparecidos, pelo crime de serem negros e cometerem a ‘ousadia’ de comprarem tênis.

 

Explore posts in the same categories: Preconceito

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s