Feche os olhos, vire o rosto, grite Gol

choque2

Eles se manifestam, atrapalham o trânsito, você se irrita, a PM reprime. Eles se movimentam, atrapalham sua vida, você reclama, a PM bate, joga gás lacrimogêneo.

Eles protestam, fazem greve, fecham serviços, interrompem o seu dia comum e você reclama mais acidamente (afinal, te impedem de voltar para casa ou ir para o serviço, de resolver problemas no banco, de comparecer à consulta médica), a polícia prende arbitrariamente, forja artefatos, criminaliza todo o movimento de protesto, joga gás de efeito moral, espirra gás pimenta em rostos de manifestantes já imobilizados, arrasta manifestante nua, prende na calada da noite, impede manifestante de sequer sair do lugar.

Eles levantam a voz, você tapa os ouvidos, vai se divertir, olha para o gramado, o Choque desce porrada, a polícia tortura.

Eles perdem o emprego (quem mandou entrar em greve?), perdem a casa (quem mandou morar em áreas de construção de estádios modernos e bem equipados?), perdem a dignidade (quem mandou exigir uma?), perdem as leis (quem mandou acreditar que existe constituição?), perdem as terras (quem mandou ser índio?), perdem até a sarjeta (quem mandou ser morador de rua justamente aqui?!).

A Polícia? Mata. A Polícia Militar paulista mata mais do que todas as policias dos Estados Unidos juntas.

E você? Quando levanta a voz é para reclamar dos manifestantes ou para gritar gol.

Também está perdendo dignidade, voz, emprego, casa, terra, transporte, mas Pense. Adivinhe o que vai acontecer quando você quiser também protestar.

Vão te dizer que lugar de reclamar é nas urnas. Se tiver alguma implicância, espere, engula o choro, tampe o nariz, e de quatro em quatro anos, ou de dois em dois, siga a fila, e vote, se sinta todo poderoso, pensando que está realmente mudando alguma coisa (ou, talvez, nem isso, nem acredite mesmo em nada disso, talvez tenha consciência da farsa, e só esteja se divertindo com a farra).

Enquanto isso, feche os olhos, vire a cabeça, olhe para a televisão, e continue a xingar os manifestantes, ignore os presos políticos e o sangue espirrado exatamente aí do seu lado.

Só não esqueça um detalhe: mesmo a Copa das Copas tem data para acabar e, assim como os estádios vão se manter, assim permanecerão a Polícia Militar, as arbitrariedades, a repressão, a desinformação. O legado do mal-estar.

POLÍCIA SUFOCA ATO CONTRA PRISÕES ARBITRÁRIAS
Mais de 500 policiais, incluindo cavalaria, robocops e tropa de choque a postos, impedem neste momento que o ato saia sequer de sua concentração no Vão “Livre” do MASP. Governo de Geraldo Alckmin reafirma que sua postura é de criminalização e truculência contra a luta social.”

https://www.facebook.com/maes.demaio?ref=stream

PMs de SP mataram 10 mil pessoas em 19 anos”

http://ponte.org/policiais-de-sp-mataram-10-mil-desde/

 

Explore posts in the same categories: Crônica

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s