Cinco mil cruzes. Bastam para lembrar que os índios continuam a ser massacrados?

 

Quantas mais serão necessárias para tomar a consciência, descer a cara hipócrita e reconhecer que os índios continuam a ser massacrados, aculturados, literalmente mortos, afastados de suas terras, tratados como povos ignorantes e descartáveis?

Descartáveis. Servem quanto muito para cartões postais e festejar doentias datas de ‘comemoração’. Descartáveis e inúteis. Inclusive incômodos, por atravancar interesses de posseiros, latifundiários, atrapalhar construção de usinas, reinvidicar antigos direitos de posse de terra.

Cinco mil cruzes não bastam. Nunca bastarão. Somente quando estiverem todos mortos e enterrados. Aí sim, e somente assim, poderão ser lembrados os gloriosos dias quando os índios eram puros, ligados à natureza, ‘bons selvagens’, exemplos a serem seguidos…

Enquanto isso, continuam insistindo (os inúteis, os ultrapassados, os descartáveis ) em sua pretensão de serem tratados como seres humanos.

Cinco mil cruzes foram colocadas hoje (19) no gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. O protesto, organizado por comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos, simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente os guaranis kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que hoje é a etnia que mais sofre com a violência fundiária, segundo os organizadores. Os indígenas também reivindicam a homologação e demarcação das terras.”

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/10/em-protesto-indios-cobrem-gramado-da-esplanada-dos-ministerios-com-cruzes?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

A usurpação das terras Guarani Kaiowá e o genocídio no Mato Grosso do Sul.

Comitê Internacional de Solidariedade a Luta do Povo Guarani e Kaiowá

 

http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com/breve-historico/

 

 

 

 

Anúncios
Explore posts in the same categories: Desconcertos

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s