Ciência é coisa de menina?

Eles conseguem ultrapassar qualquer faixa de estupidez.

Veja bem, a intenção inicial até podia ser interessante: a União Europeia financiou uma campanha para atrair mulheres para a carreira científica. Ok, não vou dar palpites sobre a dificuldade de fazer as mulheres encararem, e gostarem, de uma carreira como cientista, não tenho dados sobre qual a taxa de cientistas mulheres em contraposição aos homens, nem tenho ideia de como reverter essa situação que, pelo visto, deve ser preocupante.

O problema é quando resolveram fazer um vídeo da campanha.

Camaradas, é de embasbacar: em que universo, em qual planeta, esse vídeo poderia ter sido considerado, em qualquer nível, de qualquer maneira, interessante para possíveis mulheres cientistas? Estou até agora tentando entender e absorver o fato de que houve pessoas (homens, eu imagino, embora com certeza deva ter alguma participação feminina em algum ponto) que se reuniram, pensaram em fazer algo divertido, pop, jovem, sexy, colorido, lúdico, quase inconsequente (isto é, ‘feminino’?), montaram uma ideia exdrúxula, filmaram, e outras pessoas, com poder de decisão, olharam, gostaram, acharam que atendia ao ideal de dizer que a ciência é legal, é divertida e charmosa, permitiram que fosse ao ar, e todos pensaram, ‘elas vão adorar!’

Bueno, não adoraram. Na verdade, é inacreditável conceber que pudesse ser diferente.

A resposta negativa foi tão grande que, quase imediatamente, tiraram-no do ar. Mas adivinha se não há quem fez questão de preservar esse momento de insanidade vergonhosa para a posteridade? Em outros tempos, estupidezas seriam facilmente escondidas para debaixo do tapete e convenientemente esquecida. A realidade moderna é bem outra.

O clipe começa com o rosto de um cientista ‘de verdade’, isto é, um homem. Sério, de óculos, trabalhando no microscópio. Até que três mulheres lindas, de salto alto, de roupas curtas, entram no laboratório e…

Por favor, dê uma olhada, é muito rápido, nem 1 minuto de duração, e tire suas próprias conclusôes.

 

 

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s