Bombril retrata-se por imagem racista

Há poucos dias, uma intensa discussão nas redes sociais (embora menor do que eu esperava) repercutia a imagem utilizada como logo para uma campanha de publicidade de um programa de televisão chamado ‘Mulheres que brilham’. A imagem é tão ofensiva e, ao mesmo tempo, tão retrô, que remete a um tipo de publicidade e de racismo explícitos praticados anos atrás.

Na ocasião, escrevi no facebook:

E, de repente, somos jogados abruptamente para décadas atrás, para o tempo em que expectadoras de programas ao vivo eram chamadas de ‘macacas de auditório’, e onde palhas de aço, além de sua imediata utilização para as ‘donas-de-casa’ (as ‘rainhas do lar’) para a lavagem da louça na cozinha, também serviam como componente das antenas de televisão, E também servia como sinônimo de cabelo crespo, de ‘cabelo-ruim’, ‘cabelo-duro’, o cabelo das mulheres negras. 

Nem espanta o racismo escancarado (ou pensavam que o desenho colorido disfarçaria a conotação racista?). Só fico pensando em quem idealizou essa campanha de marketing e sugeriu essa imagem, o quanto tinha ciência do quanto é ofensiva, do quanto é humilhante, do quanto é, simplesmente, racista. Ou, quem sabe, fosse exatamente essa a ideia.

Estou até curioso para saber (essa minha curiosidade mórbida…) como se defende uma imagem dessas. Como dizer que isso não está carregado de racismo abjeto? Ou será que dizem que até existe um pouco, sim, mas que, na verdade, é uma ‘homenagem’ à beleza da mulher? E, afinal, o desenhinho é ou não é hipercolorido? E, então?”

 

– Bueno, apesar da discussão não ter sido tão acirrada como eu esperava, como disse acima, alguma coisa repercutiu (deve ter pego em algum ponto sensível do bolso…), já que a Bombril resolveu mudar o logo e emitiu um texto de retratação.

Atitudes, no mínimo, interessantes.

 

Texto de retratação da Bombril:

Recentemente, a Bombril recebeu em suas redes sociais, críticas referentes à associação de um de seus principais produtos, a lã de aço, à cabelos crespos. Devido ao logotipo do programa “Mulheres que Brilham”.

Com o objetivo de ter o melhor posicionamento possível diante dessas manifestações, a empresa realizou uma reunião, ontem, dia 11/06, com lideranças do site Mulher Negra e Cia, a fim de entender e buscar o melhor caminho para solucionar o mal entendido.

Juntos, decidimos alterar o logotipo do programa, demonstrando nosso pedido de desculpas a todas as mulheres que tenham se sentido ofendidas de alguma maneira.

A Bombril faz questão de ressaltar que não teve a intenção de realizar qualquer tipo de associação que não fosse referente à valorização e exaltação da beleza e diversidade da mulher brasileira.

Desta forma, informamos que o logo será substituído por sua segunda versão, conforme a imagem, no quadro do Programa Raul Gil. Isto ocorrerá até o dia 30/06, pois temos mais dois programas gravados, por isso não há como substituí-lo imediatamente.

Para as redes sociais e portal da marca: faremos a alteração até o dia 18/06, já que estas alterações demandam algum tempo devido programação.

Queremos enfatizar que em nenhum momento a Bombril teve a intenção de menosprezar ou ofender qualquer pessoa.

A Bombril deseja cada vez mais estar próxima da mulher brasileira e valorizar o protagonismo feminino, em todas as esferas, pois acredita no jeito feminino de construir o futuro de um Brasil plural e colorido.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s