Olhares, e olhares, de Cine

Essa imagem necessita de uma contextualização pois sua inclusão nesta série de ‘Olhares de Cine’ tem um certo significado pessoal. Esta cena é do filme F.I.S.T., de 1978, o primeiro do Stallone após ter explodido com ‘Rocky’, e conta a ascensão de um líder operário que, para se proteger dos ataques, físicos inclusives, do patronato, acaba se associando com a Máfia que ‘empresta’ seus capangas para proteger operários em greve. Obviamente, o ‘empréstimo’ terá que ser pago e a associação com os mafiosos dura muito tempo.
Mais ou menos baseado em fatos reais da história do sindicalismo norte-americano, o filme acompanha o aumento da corrupção dos sindicatos até que, anos depois, chega um ponto em que o governo e as forças policiais interveem e começam a prender tanto os mafiosos quanto os sindicalistas corruptos, inclusive o presidente do sindicato feito por Stallone. É nesse ponto, quando fica claro que toda sua vida vai ser destruída, quando ele percebe que vai perder tudo, o dinheiro, as mordomias, a dignidade e talvez a própria vida, que esta foto retrata.
Lembro perfeitamente de quando o assisti pela primeira vez, em uma sessão noturna no corujão da globo, e ter ficado impressionado ao extremo, chocado até posso dizer, com o rosto de Stallone e com sua profunda, impressionante, inesquecível e atordoante expressão de peixe-morto. O mundo estava caindo aos seus pés e eu não conseguia identificar qual era o sentimento que ele tentava exprimir, se de tristeza, de raiva, ódio, dor de barriga ou sono.
Hoje, sou fã do cara, me divirto muito com seus filmes, e até reconheço um certo talento (seu monólogo no último Rocky em que ele dá uma lição de moral e de vida ao seu filho, é primoroso e muito bem executado). Mas demorou para conseguir me recuperar da imagem de peixe-morto de F.I.S.T.

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags: , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s