Proíba-se Dante Alighieri.

Puxa, eu gostaria de começar o dia com uma nota mais animada (e, na verdade, até estou com uma engatilhada, mas vou ter que deixar um pouco mais tarde). É que abro o computador e topo com essa: uma ONG italiana de defesa dos direitos humanos considera que a obra ‘A Divina Comédia’, de Dante Alighieri, é ofensiva, discriminatória, racista, homofóbica, islamofóbica, e deveria ser retirada do currículo escolar. Segundo a reportagem publicada no ‘The Guardian’, para Valentina Sereni, presidente do grupo Gherush92, ‘A Arte não deve ficar acima da crítica’. Como é natural, houve de imediato uma onda de indignação contra essa postura e de defesa de Dante e, de tudo, de tudo!, é justamente dessa defesa o que mais tenho receio.

Porque concordo que a Arte não é anódina e superficial. Ela reflete (mesmo que inconscientemente, mesmo sem vontade) seu tempo, as pessoas, suas ilusões, seus pensamentos, seus preconceitos e visões de mundo. Dante não escapa a isso, é claro que não. Todas as críticas acima são reais e podem ser apontadas e encontradas, uma a uma. Dizer que Dante faz parte do seu tempo não torna seu preconceito mais aceitável. Pior ainda (muito pior) é dizer que a ‘Divina Comédia’ é uma obra-prima absoluta da literatura mundial (o que é verdade) e por isso é inatacável (o que é uma estupidez).

O problema é o que fazer com essa equação Valor Literário versus Ideologia Preconceituosa. E a resposta mais idiota e imbecil é querer proibir sua circulação e tentar negar sua importância. O único caminho é fazer valer ainda mais sua importância artística, embutir essa discussão no próprio currículo, e abrir caminho para que os jovens leitores entendam todos os pontos problemáticos e aprendam a discernir, a separar as questões e colocá-las nos seus devidos contextos. Enfim, que pensem! Atitude que os adultos estão tomando cada vez menos.

– Conforme o pensamento dessa ONG, quem sabe seja essa a lista das próximas obras que deveriam ser proibidas conforme seu conteúdo preconceituoso: ‘Ilíada’, ‘Odisséia’, ‘Dom Quixote’, Os Lusíadas’, todas as peças de Shakespeare.

– Eu ia colocar uma imagem mais neutra, o de Beatriz ciceroneando o poeta pelo Inferno, mas não sei porque considerei essa figura de um homem sem cabeça mais apropriada para a ocasião.

Explore posts in the same categories: Desconcertos

Tags: , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Proíba-se Dante Alighieri.”


  1. […] escolar. Considerei a proposta um absurdo e, até onde sei, não foi levada adiante (‘Proíba-se Dante Alighieri‘). Considero absurdo o simples fato de ter sido levado em consideração. Pois retira a […]

    Curtir


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s