O mundo de Garfield. Sem Garfield.

A tese do cartunista Dan Walsh é que, sem Garfield, seu dono Jon é uma pessoa fracassada profundamente deprimida. Para demonstrar seu pensamento, ele se dedica a apagar o desenho do gato todas as vezes em que seu dono aparece (como diz a chamada do site: “Garfield Minus Garfield é um site dedicado a remover Garfield de suas tirinhas no propósito de revelar a angústia existencialista de um certo jovem Jon Arbuckle. É uma profunda jornada para dentro da mente de um jovem solitário que luta uma batalha perdida contra a solidão e a depressão em um calmo bairro norte-americano”).

Parece uma tese boba, pois todos sabemos da fraqueza (ou simples timidez) dos seres humanos à volta de Garfield, principalmente de Jon, muito por conta da expansiva e dominadora personalidade do gato. A impressão, portanto, é que tirando a presença gatuna tudo ficaria realmente sem graça. E daí?

No entanto, o resultado final chega a ser chocante de tão forte. As tiras ficam mesmo com um tom de pessimismo existencialista bergmaniano que nunca imaginaríamos antes. Pelo menos, eu nunca havia pensado nestes termos.

‘Garfield Minus Garfield’ não é recomendável para quem queira somente uma diversão ligeira ou esteja passando por um período de depressão.

http://garfieldminusgarfield.net/

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s