7 Seconds – Neneh Cherry e Youssou N’Dour

Havia uma contradição nessa música que, durante muito tempo, me incomodou. O tema é sério, a letra é de uma intensidade poética de beleza raramente encontrada, o clip denso acompanha as palavras. Mas as interpretações vigorosas e a melodia… tão vibrantes, tão poderosas. Não me conformava que tal música não me fizesse abaixar a cabeça de melancolia raivosa (um panfleto político muito bem escrito me proporcionaria isso). Ao contrário: faz o coração bater, faz querer levantar o corpo, é inconformista. Era Poesia, não entendia isso, em alto grau. Era estranho.

Demorei a perceber que a contradição estava em mim, não na música, e compreender que se pode ressoar e permitir o contraste. Que dizer ‘I’ll be waiting‘ não significa adotar uma postura passiva. Não aqui.  ‘I’ll be waiting‘ pode ser uma palavra de ordem forte e de impacto, a qual a Poesia toma conta.

7 Seconds

Boul ma sene, boul ma guiss madi re nga fokni mane
Khamouma li neka thi sama souf ak thi guinaw
Beugouma kouma khol oaldine yaw li neka si yaw
Mo ne si man, li ne si mane moye dilene diapale

Roughneck and rudeness,
We should be using, on the ones who practice wicked charms

For the sword and the stone
Bad to the bone
Battle is not over
Even when it’s won
And when a child is born into this world
It has no concept
Of the tone the skin is living in

It’s not a second
But 7 seconds away
Just as long as i stay
I’ll be waiting
It’s not a second
7 seconds away
Just as long as I stay
I’ll be waiting
I’ll be waiting
I’ll be waiting

J’assume les raisons qui nous poussent de changer tout,
J’aimerais qu’on oublie leur couleur pour qu’ils esperent
Beaucoup de sentiments de race qui font qu’ils desesperent
Je veux les portes grandements ouvertes,
Des amis pour parler de leur peine, de leur joie
Pour qu’ils leur filent des infos qui ne divisent pas
Changer

7 seconds away
Just as long as I stay
I’ll be waiting
It’s not a second
7 seconds away
Just as long as I stay

I’ll be waiting
I’ll be waiting
I’ll be waiting

And when a child is born into this world
It has no concept
Of the tone the skin is living in
And there’s a million voices
And there’s a million voices
To tell you what she should be thinking
So you better sober up for just a second

7 seconds away
Just as long as I stay
I’ll be waiting
It’s not a second
7 seconds away
Just as long as I stay
I’ll be waiting

It’s not a second
7 seconds away
Just as long as I stay
I’ll be waiting

And when a child is born into this world
It has no concept
The tone the skin is living in

Chorus

There’s a million voices
There’s a million voices
To tell you what you should be thinking
So you better sober up for just a second

7 Segundos

Não vê-me à distância, Não vê meu sorriso
E pensa que não sei O que está abaixo e atrás de mim
Não quero que você me olhe e pense O que está em você está em mim
O que está em mim para ajudá-los

Brutalidade e rudeza,
Nós deveríamos usar contra aqueles que praticam feitiços maldosos

Pela espada e a rocha
Mal até os ossos
A batalha não acabou
Mesmo quando se ganhou
E quando uma criança nasce neste mundo
Ela não tem preconceitos
Pela cor da pele em que está vivendo

Não é um segundo
Mas 7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Não é um segundo
7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Eu esperarei
Eu esperarei

Eu assumo as razões que possuímos para mudar tudo
Eu amarei quem esquecer a cor daqueles que tem esperança
Há muito sentimento de racismo que faz com que eles se desesperem
Eu vejo as portas largamente abertas,
De amigos para falar de suas dores, de suas alegrias
Porque eles lhes deram as informações que não os dividem
Mude

7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Não é um segundo
Mas 7 segundos além
Apenas enquanto eu estou

Eu esperarei
Eu esperarei
Eu esperarei

E quando uma criança nasce neste mundo
Ela não tem o preconceito
Pela cor da pele em que está vivendo
E há milhões de vozes
E há milhões de vozes
Para dizer a você o que ela deveria estar pensando
Então é melhor que você fique sóbrio por apenas um segundo

7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei
Não é um segundo
São 7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei

Não é um segundo
7 segundos além
Apenas enquanto eu estou
Eu esperarei

E quando uma criança nasce neste mundo
Não tem preconceito
Pela cor da pele que está vivendo

Refrão

Há milhões de vozes
Há milhões de vozes
Para dizer a você o que ela deveria estar pensando
Então é melhor ficar sóbrio por apenas um segundo

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “7 Seconds – Neneh Cherry e Youssou N’Dour”

  1. xandimusic Says:

    Oh, really one of my favourite artistsm youssou!! Thanks for sharing this nice one!!
    Peace
    xandi

    Curtir


Deixe uma resposta

