Como ler E-books: a nova geração

Ainda não é a solução. Ainda. Mas percebe-se que está próximo.

Em um artigo publicado em seu blog Ciberescritas, dedicado justamente ao “futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relação entre as novas tecnologias e a literatura“, a jornalista portuguesa Isabel Coutinho nos conta das novidades sobre os leitores de e-books:

120808_ht_stanza_bg“Não se fala de outra coisa. A Nintendo confirmou esta semana os rumores de que a sua consola DS (portátil) irá servir para ler e-Books. A notícia foi dada pela “PC Pro” online, que diz também que vai ser lançado um cartucho para a DS com uma colecção de 100 obras clássicas (100 Classic Books Collection) e os leitores irão conseguir usar os dois ecrãs da consola (lado a lado) como se tivessem nas mãos um livro aberto. Este cartucho vai estar à venda na Europa no dia 26 de Dezembro.
A caneta, que faz parte da consola, vai servir para que quem esteja a ler um livro naquele aparelho consiga folhear as páginas, fazer “bookmarks” (marcar a página que está a ler), fazer zoom e também buscas no texto. Entre os 100 livros em formato electrónico, obras que já estão no domínio público (pelas quais não é necessário pagar direitos de autor), estão títulos de Shakespeare, das irmãs Brontë e de Alexandre Dumas. A “PC Pro” diz ainda que os utilizadores vão ter a possibilidade de descarregar outros livros usando a ligação Wi-Fi do aparelho.
A cada dia, as previsões de que o futuro do livro passa também pelos telemóveis concretizam-se. Não consegue pôr de lado aquele livro que está a ler? No site “How-to-Wiki” da revista “Wired” acaba de ser colocado um artigo sobre como ler livros no iPhone (o telemóvel da Apple) e no iPod Touch (o leitor de MP3 que tem ecrã táctil). “Levem os vossos textos favoritos para ler no caminho”, escrevem eles. O artigo na Wiki tem ainda conselhos sobre o software a usar e onde encontrar livros online grátis ou baratinhos. Este “Wired How-To Wiki” é um site feito com a colaboração de várias pessoas (tem que se fazer login para colocar lá informações). Está lá o básico, mas para quem nunca investigou nada sobre este assunto já é uma ajuda. Destacam algumas aplicações que podem ser descarregadas a partir do iTunes para estes dois gadgets. Duas delas são grátis: o Stanza e o eReader. Está lá também a informação sobre o BookShelf (há duas versões, uma LT que é grátis e uma outra que é paga). Ainda não está referenciada no “Wired How-To Wiki” mas também já está disponível no iTunes a wired_logoaplicação Classics, que também serve para ler livros no iPhone mas que é paga (neste momento está em saldo, pode ser descarregada por 79 cêntimos). Quando se descarrega esta aplicação também se tem direito a uma pequena colecção de alguns clássicos, como “As Aventuras de Huckleberry Finn”, “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” ou “Robinson Crusoe” (todos em inglês). Ler livros com esta aplicação no iPhone é muito divertido porque, de cada vez que se arrasta o dedo no ecrã para fazer passar a página, ouve-se mesmo o barulho do folhear e é uma sensação muito parecida com a leitura de um livro. Algumas das obras têm ilustrações nas capas e são a cores. O interior dos livros é visualizado a preto e branco. Não se sabe quem vai ganhar esta luta entre leitores de e-Books. Se os aparelhos que servem para fazer mais do que uma coisa (como os telemóveis ou as consolas), ou se os aparelhos com ecrã maior, mas que servem para pouco mais além a leitura de livros, como o Kindle ou o Sony Reader.
A Amazon.com continua sem divulgar os números de vendas do Kindle. O que se sabe é que o stock na Amazon mais uma vez esgotou e que quem nos EUA quiser comprar um Kindle para oferecer no Natal já não consegue. Está esgotado. Só estará disponível daqui a 11 semanas. Por sua vez, a Sony Reader vendeu mundialmente mais de 300 mil, desde que os lançou em Outubro 2006.”

in http://www.ciberescritas.com/?p=2135

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s