De livros e música: um exemplo rápido do que a internet pode oferecer

cartaSem entrar no mérito da questão, já embolorada e inútil, sobre ‘livros de papel x livros no computador’, não é possível deixar de reconhecer a enorme quantidade de dados e documentos que podem ser acessados, reconhecidos, estudados e lidos pela net. Dias desses, esbarrei nesta lista de sites que oferecem livros para download gratuitamente. Creio que é um verdadeiro serviço de interesse público compartilhar estes endereços.

Só peço desculpas à pessoa ou o pessoal que organizou essa lista, pois depois que copiei os dados, acabei perdendo o link de onde a tirei; com certeza, quem a organizou merece ser citado e elogiado. Eu só estou repassando, o verdadeiro trabalho foi deles.

Sites para baixar livros gratuitos

Bartleby, eles têm uma das melhores coleções de literatura, versos e livros de referência com acesso gratuito.

Biblomania, uma grande coleção de textos clássicos, livros de referência, artigos e guias de estudo.

Books-On-Line, um diretório com mais de 50 mil publicações (a maioria grátis). A busca pode ser feita por autor, tema ou palavra-chave.

Bookstacks, conta com cerca de 100 livros de 36 autores diferentes. Os livros podem ser lidos on-line ou baixados em formato PDF.

Bored.com, milhares de livros clássicos para ler ou fazer download. É possível encontrar livros de música, jogos, culinária, ciências e viagens.

Classic Book Library, uma biblioteca gratuita que contém romances de mistério, ficção científica e literatura infantil.

Classic Bookshelf, biblioteca eletrônica de livros clássicos. Tem um programa de leitura que permite a visualização mais fácil dos arquivos.

Classic Reader, coleção de clássicos de ficção, poesia, contos infantis e peças de teatro. Mais de 4 mil obras de centenas de autores.

Ebook Lobby, centenas de ebooks gratuitos ordenados em categorias que vão desde técnicas empresariais e arte até informática e educação.

EtextCenter, mais de 2 mil ebooks gratuitos procedentes da Biblioteca Etext Center da Universidade da Virgínia. Inclui livros clássicos de ficção, literatura infantil, textos históricos e bíblias.

Fiction eBooks Online, centenas de peças de teatro, poemas, contos, livros ilustrados e novelas clássicas.

Fiction Wise, obras de ficção científica gratuitas. Além disso é uma loja de livros.

Full Books, milhares de livros completos dos mais diversos assuntos, ordenados por título.

Get Free Books, milhares de livros gratuitos de quase todos os temas imagináveis. Encontram-se disponíveis para download imediato.

Great Literature Online, vasta coleção de títulos ordenados por autor. Além de fornecer textos em formato HTML, proporciona uma linha de tempo biográfica e lista de links sobre o autor consultado.

Hans Christian Andersen, coleção maravilhosa de histórias e contos de fadas de Hans Christian Andersen.

Internet Public Library, fundada por um grupo da University of Michigan’s School of Information e Michigan SI students. Contém uma antologia com mais de 20 mil títulos.

Literature of the Fantastic, pequena coleção de ficção científica e livros de fantasia, com links para grupos de discussão.

Literature Project, coleção gratuita de textos clássicos e poesia. Esse site tem um programa de leitura em voz que pode ser baixado.

Magic Keys, contos ilustrados para pessoas de todas as idades.

Many Books, mais de 20 mil ebooks gratuitos para PDAs, iPods e similares.

Master Texts, base de dados gratuita que contém obras-primas da literatura, as quais podemos buscar por título, tema e autor.

Open Book Project, site orientado à comunidade educativa. Proporciona livros didáticos gratuitos e outros materiais educativos on-line.

Page By Page Books, centenas de livros clássicos que podem ser lidos página por página.

Project Gutenberg, mais de 25 mil títulos gratuitos estão disponíveis no Projeto Gutenberg. Adicionalmente há outros 100 mil títulos através de seus afiliados.

Public Literature, uma enorme coleção de literatura de grande qualidade que mostra autores clássicos e obras modernas do mundo inteiro.

Read Print, biblioteca on-line com milhares de livros, poemas e peças de teatro para estudantes e professores.

Ref Desk, seleta compilação de enciclopédias e outros livros de referência.

The Online Books Page, lista com mais de 30 mil livros grátis da Universidade da Pensilvania.

The Perseus Digital Library, projeto criado pela Biblioteca Virtual da Universidade de Tufts que possui textos clássicos e renascentistas.

Sites pra baixar audiobooks grátis

Audio Literature Odyssey, versões na íntegra de novelas, poemas, contos e obras literárias lidas na voz do ator Nikolle Doolin.

Audio Treasure, Audio Bíblia gratuita em formato Mp3. Inclui links para audiobooks cristiãos (aprecie com moderação, conteúdo perigoso).

Classic Poetry Aloud, podcasts de poemas clássicos e literatura inglesa.

Free Classic Audio Books, dúzias de clássicos para baixar e ouvir no mp3, mp4 e iPods.

Learn Out Loud, diretório que contém mais de 500 títulos em áudio e vídeo. Inclui audiobooks, discursos e conferências.

Librivox, um dos melhores sites com audiobooks de dominio público.

Lit2Go, coleção de autores clássicos e literatura infantil digitalizados pela Florida’s Educational Technology Clearinghouse.

Literal Systems, lista de audiobooks para download.

Spoken Alexandria Project, livraria sob licença Creative Commons com obras clássicas e atuais.

Classics Podcast, contém links para podcasts de leituras em latim e textos em grego antigo.

Isso sem contar com o atual avanço do Google e sua pretensão de digitalizar todos os livros do mundo, inclusive atuais e com pleno vigor de direitos autorais, e disponibilizá-los online, através de acordos com escritores e editoras. A idéia é que a obra digitalizada não compete com o livro publicado de papel, ou até mesmo serve de estímulo para a compra do livro. Depois de muita polêmica e discussão, acordos vários estão sendo realizados. Mas ainda há muito o que vir por aí, esperemos.radio

– Agora, se você procura por rádios online de seu interesse, não precisa se preocupar mais, seus problemas acabaram! Recém-descobri o RADIOBETA, um site que trabalha como um autêntico google dirigido especificamente para rádios que transmitem sua programação pela internet ou diretamente emissoras virtuais.

Já pela página de abertura, mostra-se a que veio, opta-se por procura de rádios por gêneros ou por região do planeta (as regiões vão afunilando por continente e por país, o Brasil, claro, muito bem representado). Para testar, fui atrás do que gosto e vejo que Jazz tem mais de duas centenas de opções.

Uma grande vantagem desse site, ou pelo menos uma tranquilidade, não há encheção de saco para preencher formulários ou se cadastrar de alguma forma. É só entrar, clicar e ouvir.

O endereço : http://www.radiobeta.com/

Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “De livros e música: um exemplo rápido do que a internet pode oferecer”

  1. Tati Says:

    Ká, Genial!!!! Adorei a rádio! Beijo querido. Estou tragada pela rotina, ainda… Tati

    Curtir


  2. Claudinei, obrigado por isso. Que postagem importante, meu rapaz. Ja levei para meus favoritos. Essa lista é um espetáculo para quem gosta de literatura; sem falar no seu valor didático. Tudo gratuito (ou quase tudo – não conferi tudo ainda). Mas vou. Valeu mesmo. Grande abraço!

    Curtir

    • Claudinei Vieira Says:

      E não é, André? Também fiquei muito entusiasmado quando bati o olho nessa lista. Creio que já dei uma visitada em quase todos, todos são gratuitos, sim.
      Valeu
      grande abraço!

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s