Alguns toques desconcertantes

grumos_02Somente alguns toques (alguns já prementes, inclusive), infelizmente sem chance para poder comentar cada um com a atenção e a profundidade merecidas (é o que dá ter tanta gente boa, tantos amigos talentosos, fazendo coisas tão bacanas) (e em geral coincidindo quase tudo no mesmo período de tempo…), mas para registrar e não deixar passar totalmente em branco.

Toques já atrasados, também. Já faz um tempo saiu a edição de 2 anos do maior frequentador de botecos etulipiolasanha11 camarada de bebidas e xavecador fracassado, o Tulípio, mas como já disse não posso simplesmente deixar de citar. Não faço a menor idéia se ainda é possível conseguir um exemplar, duvido muito, mas não custa prestar atenção no seu bar preferido e ver se algum bêbado esqueceu em cima da mesa. Assim tal e como a última edição da revista eletrônica Lasanha (http://www.revistalasanha.bravehost.com/) capitaneada pelo escritor multi-instrumentista MaicknuclaR que sempre consegue montar um time de escritores e um impressionante material de leitura.

GRUMO   Paloma Vidal avisa da Grumo, a publicação que realiza com garbo e beleza uma ponte impecável entre línguas e culturas tão próximas e, ao mesmo tempo, com distâncias tão incríveis (claro, não estou falando de distâncias físicas, não são metros ou quilômetros), postura assumida desde o início (‘Grumo es un proyecto que comenzó a gestarse en 2002 y que se piensa como un emprendimiento entre lenguas y culturas. Realizada entre Buenos Aires, Río de Janeiro y San Pablo, dedicó sus primeros números a la cultura argentina y brasileña. Nuestro último número y los siguientes, sin perder nuestro específico lugar de enunciación, abordaron y abordarán diferentes aspectos de la cultura latinoamericana). Paloma: “Esta edição traz poemas de solange rebuzzi e gabriela marcondes, um ensaio de magalys fernández pedroso, uma crônica de joca wolff e reseñas de daniel link e cátia dos santos”. O endereço é http://www.salagrumo.org/.

“Um show de música a partir da literatura”    Nesta próxima quarta-feira, vai acontecer uma interessante experiência de música e literatura. A escritora Maria José Silveira conta: “Na próxima  quarta-feira, dia 3 de dezembro, na Choperia do Sesc Pompéia, às 20 horas, vai ter um show de música a partir de um romance meu, ‘A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas.’ É de um grupo de pesquisadores e músicos que têm a proposta de montar shows a partir de obras literáiras, e para esse espetáculo, escolheram o meu romance. A entrada é franca pois eles contam com o patrocínio dos Correios.”

É interessante observar como vem crescendo essa tendência de aglutinar a palavra da literatura com a sonoridade da música e o visual do espetáculo. O que tem proporcionado algumas momentos extraordinários, realizados por gente do calibre do Ademir Assunção, do Marcelo Montenegro, do Marcelino Freire, do Chacal, e como também tenho tentado realizar igualmente, nos meus encontros Desconcertos de Poesia e como o que vai acontecer neste sábado na Casa das Rosas. Mais pra baixo, reproduzo o release desse evento na Choperia, mas já ficam aqui o meu prazer antecipado, os meus parabéns e a convicção de que iniciativas desse gênero ainda estão só começando

– E estou ouvindo. Em verdade estou praticamente viciado. De vez em quando, tenho que impor para mim: tempo-instavel‘não, não ouvir agora; vou deixar espaço para outros tipos de música, outros músicos; depois, eu volto, não se preocupe’. Mas, nem sempre me obedeço.

Fazia um bom tempo que eu não era tomado por uma composição musical tal como estou sendo agora (e posso contar nos dedos, os discos que realmente fizeram minha cabeça). ‘Tempo Instável’ reproduz boa parte das músicas que já ouvíamos pelos cantos de São Paulo, já estávamos embalados por esse som. Mas é impossível não se impressionar com a qualidade técnica e a artística, com essas letras francas e abertas, pura poesia urbana e moderna, essa mistura e essa aparente extrema facilidade com que eles mesclam jazz, blues, e rock.

Claro, se você não gosta de rock, nem de blues, e nem de jazz, é melhor nem passar perto.

Se trombar a qualquer com o Mário Bortolotto é só comprar direto com ele, sempre carrega alguns cds pelos bolsos do capote. Caso não, pelo Sebo do Bac, é igualmente tranquilo.

sesc-pompeiaDiálogos Sonoros – música e literatura
Com Susanna Ventura, Márcia Accioly, Clóvis Tôrres e Kátya Teixeira
 
Encontro com a escritora Maria José Silveira
 
Uma das escritoras brasileiras mais instigantes da atualidade, a goiana Maria José Silveira, com vasta obra publicada, escolheu para este diálogo trechos de seu livro Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas que serão lidos e comentados,  tendo como mediadora a professora de literatura Susanna Ventura
 
Curadoria e elaboração de textos
Márcia Accioly e Susanna Ventura
 
Direção Musical
Kátya Teixeira e Márcia Accioly
 
Susanna Ventura – leitura e comentários dos textos
Clóvis Tôrres – interpretação e diálogos
 
Músicos
Kátya Teixeira – voz, violão
Ricardo Vignini – violão e viola caipira
Cássia Maria – percussão e vocais
Produção
Andrea Gatto e Tôrres Produções Artísticas
 
Assessoria de Imprensa
Luciene Balbino
 
Realização
SESC/SP
Tôrres Produções Artísticas
 
SESC POMPÉIA
Choperia
Rua Clélia, 93
tel.: (11) 3871-7700
www.sescsp.org.br

Quarta-feira, 3 de deazembro, às 20h

ENTRADA FRANCA

Anúncios
Explore posts in the same categories: Desconcertos

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Alguns toques desconcertantes”

  1. Renan Says:

    Eu tenho o cd do Tempo Instável, muito bom mesmo! E nem sou de SP, sou de SC, então nem tem como ouvir as musicas pelas ruas da cidade….

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s