Literatura não existe para o Guia da Folha Online

O Guia da Folha Online (“O mais amplo roteiro da internet”, segundo o próprio, o que bem pode ser verdade), estreou, deve ser saudado e festejado. Sim. Viva! Viva! Tirando o detalhe de que não faz referência nenhuma a qualquer evento relacionado com literatura, conforme notou, anotou e divulgou a poeta Ana Rüsche.

Portanto,

o paulistano assiste filmes e peças de teatro, passeia e leva as crianças para passear, ouve concertos, vê exposições, vai a shows, curte a noite, come em restaurantes e guloseimas (e ajuda a resgatar palavras como essa, aliás, ‘guloseimas’), bebe em bares, e tudo é muito bom, pois, segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, “Em seu novo formato, o Guia da Folha Online atende a demanda de um público qualificado e exigente, com alto interesse por eventos culturais, que passa a desfrutar do banco de dados completo e permanentemente atualizado” (Folha Online).

Mas,

esse ‘público qualificado e exigente’ parece que não compra nem vai a lançamentos de livros, não participa de debates, não lê ou assiste saraus, não consome literatura, prosa ou poesia, não vai ao Sebo do Bac participar do Desconcertos de Poesia, não vai à Rato de Livraria participar do Sarau de Literatura Latino-Americana, não vai à Casa das Rosas participar das dezenas de eventos promovidos por este casarão cultural de São Paulo, ou do Sarau da Cooperifa, ou das dezenas de outras atividades ligadas ao mundo literário que acontecem por esta cidade.

(Uma leve correção, querida Ana: talvez seja exagerado eu dizer que não há ‘referência nenhuma’. O próprio Mauro Paulino faz questão de destacar o lançamento de livros, os infantis. Certamente, devem vir na seção ‘crianças’).

Uma dúvida: estão se aproximando alguns eventos muito ‘interessantes’ em São Paulo: o Troféu HQMix, a maior premiação brasileira ligada ao mundo, aos artistas e às obras de HQ nacionais e internacionais, o qual o Guia da Folha obviamente fará alusão. Na seção ‘crianças’, também? E a 20ª Bienal Internacional de Livros de São Paulo? E a Flap? Tenho certeza absoluta que o pessoal do Guia deve saber da proximidade da Flap. Ou não? Se não souberem, há sempre este humilde espaço desconcertábil que pode dar uma ajuda, dar uma dicas, assim como o blog da Ana Rüsche, o Peixe de Aquário, já se predispôs, igualmente tem o Eraodito, o blog do Marcelino Freire, o Atire no Dramaturgo do Mário Bortolotto, o Orfanato Portátil, do Marcelo Montenegro, o site Cronópios, opa, tantos outros.

Guia da Folha Online. Viva! Viva! 

 

Gabriel García Márquez, Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Julio Ramón Ribeyro, Bioy Casares, Ernesto Sabato e muitos outros grandes mestres da literatura latino-americana reunidos no Primeiro Sarau da Rato em 2008.

Dia 22 de junho, domingo, às 5 da tarde, Entrada Gratuita

Todas as pessoas podem ler, haverá contação de histórias, música e bate-papo literário

Participações especiais: Grupo Parampará de Contação de Histórias, Jazz instrumental de Fernando Salvador e Alexandre Aquino

RATO DE LIVRARIA

RUA PARAÍSO, 790

Metrô Paraíso

F: 11 3569-7882

Mais informações: http://www.ratodelivrariaonline.blogspot.com

Anúncios
Explore posts in the same categories: Desconcertos

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

2 Comentários em “Literatura não existe para o Guia da Folha Online”

  1. Akio Says:

    Realmente a Folha Online poderia destacar eventos literários, principalmente Casa das Rosas.
    Abraço
    Akio

    Curtir

  2. Akio Says:

    Claudinei, abri o micro somente hoje. Raramente abro e-mail aos Sábados e Domingos.
    Seria um ótimo programa; Cortazar, Gabô, Borges..
    Abraço
    Akio

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s